Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Curso Programador de Android

Escritório em casa? 6 dicas para ser produtivo

Gostava de trabalhar em casa? É cada vez mais comum transferir o trabalho para o “escritório em casa”, seja em empresas que permitem o teletrabalho, seja para criar negócios próprios. O grande medo é se, fora do ambiente de trabalho normal, consegue manter a mesma produtividade.

 

Ninguém nega as suas vantagens: gasta menos dinheiro em transportes, não é tão solicitado como no escritório, o horário é mais flexível… mas não sem algumas desvantagens. Muitos deixam-se levar pela preguiça, ou prolongam o dia de trabalho até longas horas da noite.

 

Se está a pensar montar o seu escritório em casa, há dicas que não pode esquecer para que nem dê pela diferença.

 

Antes de começar

Vai começar um negócio próprio? Certifique-se que tem todas as ferramentas para trabalhar, desde materiais a tecnologia. Estes materiais devem estar na sua estação de trabalho antes do dia começar, para evitar andar de um lado para o outro à sua procura.

 

Se ainda não sabe o que fazer, leia o nosso artigo 5 ideias de negócio que pode começar em casa.

 

Se está a trabalhar numa empresa, e o tipo de negócio permite trabalhar em casa, fale com o seu chefe sobre essa possibilidade.

 

Como ser produtivo no escritório em casa

Estabeleça horários

Estabeleça um limite para o seu trabalho. Veja quando é mais produtivo (por exemplo, de manhã bem cedo ou mais próximo da hora de almoço), e comece a trabalhar nessa altura.

 

E pare de trabalhar na hora que combinou! Não caia no erro de passar todo o dia na secretária. O descanso também é essencial, por isso deixe o final do dia para isso mesmo.

 

Prepare-se para trabalhar

Levante-se da cama, arrume o quarto e vista-se, tal como se fosse para o escritório. O seu escritório é em casa, mas não tem de trabalhar de pijama! Aliás, o facto de se vestir faz com que a mente faça a transição entre o tempo de descanso e de trabalho.

 

Decore o escritório de casa

 

A zona de trabalho deve ser sempre a mesma. Esqueça a cama ou o sofá: monte mesmo uma estação de trabalho, com uma cadeira confortável e tudo o que precisa para trabalhar. Não só se capacita de que ali tem mesmo de se concentrar, como todas as pessoas lá de casa também.

 

Faça pausas

O facto de trabalhar em casa não significa que tenha de estar sempre a trabalhar. As pausas continuam a ser indispensáveis. Estabeleça objetivos (por exemplo, só quando terminar uma certa tarefa), e vá beber um café à rua, ou leia o jornal no sofá. Até pode pôr roupa a lavar, desde que o cérebro descanse.

 

Evite distrações

Vai trabalhar com outras pessoas em casa? Eduque-as: quando está na zona de trabalho, não deve ser interrompido. Mesmo as crianças podem habituar-se a distrai-lo apenas quando precisam mesmo. Prepare atividades ou brincadeiras que possam fazer enquanto trabalha.

 

Não tenha medo de sair

O escritório em casa pode também ser na rua. Pode sempre optar por ir para um café ou biblioteca para passar parte do dia, ou quando precisa de mais contacto com pessoas.

 

Uma coisa é certa: tem de conhecer o seu ritmo de trabalho. Quando isso acontece, vai criar estratégias e métodos de trabalho que o/a permitem ser mais produtivo/a. Não custa tentar!

 

Fontes:

HubSpot

Lifehacker

Tags: ,
Junta-te à nossa Conversa
pub
Receba novidades sobre emprego
e cursos técnicos todos os dias no
seu email
Obrigado pelo seu registo.
Eu Tenho Valor
pub
Cursos por Áreas
de Actividade

Porque eles querem acabar com a ADSE

Podem apenas um milhão e treze...

Alemanha bate recorde...de emprego!

A Alemanha prospera nas cinzas ...

Conseguir uma carreira de sucesso

É mais fácil do que al...