Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Curso Programador de Android

O que é o empreendedorismo e que apoios existem

O conceito de empreendedorismo veio para ficar. Relacionado sobretudo com a criação do próprio emprego, existe uma curiosidade em perceber o que é o empreendedorismo, e como pode ser uma alternativa ao desemprego.

 

De facto, sem empreendedores motivados, muito dificilmente teríamos tantas startups e novas empresas a surgir em Portugal, e no resto do mundo.

 

O que é o empreendedorismo?

Segundo a Infopédia, o empreendedorismo é a “qualidade do que é empreendedor; atitude de quem, por iniciativa própria, assume os riscos financeiros inerentes à criação e um negócio com vista à obtenção de lucro.”

 

Mas o empreendedorismo é mais do que uma definição no dicionário. Se bem que não está longe da realidade: o empreendedor corre riscos e está disposto a isso para fazer nascer a sua ideia.

 

Numa altura em que o desemprego continua a ser uma realidade para muitos, o empreendedorismo e apoios aos novos negócios mostram-se como uma alternativa aliciante. Mas não sem as suas condições e riscos.

 

O perfil do empreendedor

Não se é empreendedor sem ter um certo perfil. São necessárias características certas, força de vontade e… muito trabalho!

 

Para a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), um empreendedor é alguém que tem a capacidade de encontrar novos negócios, e de pensar “fora da caixa.” Tem de ser uma pessoa criativa, que pensa de diferentes perspetivas e está disposta a correr riscos.

 

A perseverança e motivação foram outras das características comuns vistas em empreendedores de sucesso. E são líderes natos!

 

Que apoios ao empreendedorismo existem?

Se está a pensar a investir numa área de negócio, existem alguns apoios em Portugal.

 

ANJE 

Esta associação é uma plataforma que permite aos jovens empreendedores encontrarem sugestões e ferramentas para a implementação dos seus negócios. São organizadas feiras de empreendedorismo (onde novos negócios são apresentados a potenciais interessados), workshops, e até disponibilizam ferramentas interessantes. Aos empreendedores são dadas sugestões de financiamento.

 

Apoios universitários

Várias universidades no país começam a criar programas que pretendem apoiar os seus alunos no desenvolvimento dos seus projetos.

 

É o caso da Universidade Nova de Lisboa, que estabeleceu parcerias com várias empresas na criação de concursos de financiamento e apoio.

 

O Instituto Politécnico também avançou com a iniciativa Poliempreende, com concursos, formações e encontros com empresários.

 

Rede de Perceção e Gestão de Negócios (RPGN) 

Destinado para pessoas entre os 16 e os 30 anos, este é um programa com várias vertentes e apoios. Está preparado para entregar aos candidatos a possibilidade de desenvolverem o seu negócio, desde a ideia até à estrutura do negócio. Dá acesso a apoios financeiros, e a concursos onde os beneficiários podem apresentar o seu negócio a outras empresas.

 

Programas de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego

Desenvolvido pelo IEFP e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, este programa é destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos em situação de desemprego ou primeiro emprego. O seu objetivo é ajudar na criação de negócios que dinamizem economias locais e empregos.

 

Os beneficiários, além de terem um acompanhamento ao longo do desenvolvimento do projeto, ainda têm acesso a plataformas de financiamento.

 

Financia Jovem

Mais do que ajudar a procurar soluções de financiamento, este programa ajuda os jovens empreendedores a desenvolverem o seu projeto para ser apresentado às empresas de crédito. É sobretudo uma plataforma de procura de capital, que pretende auxiliar o crescimento de novos negócios.

 

Não se esqueça que, mesmo com todos os apoios, ao longo do tempo pode vir a precisar de conhecimento específicos que fogem à sua área de negócio. De início, por exemplo, conhecimentos sobre Marketing Digital, ou Contabilidade e Fiscalidade, podem ser benéficos.

Tags: ,
Junta-te à nossa Conversa
pub
Receba novidades sobre emprego
e cursos técnicos todos os dias no
seu email
Obrigado pelo seu registo.
Eu Tenho Valor
pub
Cursos por Áreas
de Actividade

Porque eles querem acabar com a ADSE

Podem apenas um milhão e treze...

Alemanha bate recorde...de emprego!

A Alemanha prospera nas cinzas ...

Conseguir uma carreira de sucesso

É mais fácil do que al...