Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Curso Programador de Android

Como lidar com a ansiedade no trabalho?

Ao contrário do stress no trabalho, que pode causar desmotivação e pouca produtividade, a ansiedade pode ter grandes consequências na sua vida. É já considerada uma doença mental, e a mais presente em Portugal. Saber como lidar com a ansiedade pode melhorar o seu dia-a-dia.

 

No final de 2015, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental divulgou que 16,5% da população portuguesa sofre de ansiedade. A doença atinge sobretudo os jovens entre os 18 e os 34 anos.

 

Sabe mesmo do que se trata?

 

O que é a ansiedade?

De forma simples, a ansiedade é um estado físico e mental que deriva do medo. Ou seja, quando temos medo de alguma coisa ou sensação, o nosso corpo fica em estado de alerta. De forma moderada, a ansiedade protege-nos do medo.

 

No entanto, por vezes a ansiedade é tanta que gera outros problemas, como ataques de pânico, fobias ou insónias. E estes problemas vão influenciar o nosso dia-a-dia.

 

Como se manifesta a ansiedade

De várias formas. A ansiedade pode derivar de vários acontecimentos que de alguma forma ficaram marcados na memória. Com o passar do tempo, encontra situações que geram casos de ansiedade.

 

As mais comuns, no ambiente de trabalho, passam por ter receio de falar em público, de receber críticas negativas, não confiar nas suas capacidades ou até de ser vistos da forma errada.

 

Como lidar com a ansiedade

Saber como lidar com a ansiedade no trabalho é indispensável para quem sente que é limitado por esse estado. Apesar de cada caso ser um caso, existem algumas dicas que podem ajudá-lo.

 

Não tenha vergonha

Acima de tudo, se foi diagnosticado/a com ansiedade, então não deve ter vergonha. Faz parte de si, e tem de aprender a viver com isso. Se achar que melhora se falar com os seus colegas de trabalho sobre o assunto, explique-lhes a situação. Em ambientes de entreajuda, de certeza que vão aceitar e ajudá-lo/a.

 

Esteja ativo

A melhor forma de se manter motivado/a e calmo/a ao longo do dia é manter-se ativo. No trabalho, as pausas devem ser só para o cérebro descansar, não uma desculpa para não trabalhar. Quando sai, tente fazer qualquer coisa. O exercício físico é uma possibilidade, pois liberta endorfinas – uma hormona que gera bem-estar. Faça planos com os seus amigos e família.

 

Organize o dia

Para que não sinta que está com um dia cheio de trabalho, organize o dia com antecedência. Prepare todas as tarefas que tem de fazer, com prioridades. Assim sabe sempre o que há para fazer, e não está parado.

 

Se está a trabalhar, tem mesmo de tentar estar atento e focado. Concentre-se em fazer o melhor que consegue, pois vai sentir-se melhor. Mas seja realista: não se proponha fazer mais do que aquilo que é possível. Se por acaso não consegue fazer alguma coisa, peça ajuda.

 

Acredite em si

A confiança é muito importante para quem quer saber como lidar com a ansiedade. Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas a verdade é que tem de encontrar estratégias que o ajudem a acreditar nas suas capacidades.

 

Comece por perceber a raiz do problema, e o que originou essa falta de confiança. Depois, tem de trabalhar para tentar ultrapassá-la. Um dos passos é aceitar as críticas como construtivas e formas de aprender, não com negativismo.

 

Procure ajuda

Se acha mesmo que a ansiedade está a tomar conta da sua vida, o melhor é procurar ajuda profissional. Saber como lidar com ansiedade passa também por saber quando precisa de ajuda, e o acompanhamento vai permitir que encontre várias soluções.

 

Fontes:

Clinica da mente

Anxiety and Depression Association of America

Tags: ,
Junta-te à nossa Conversa
pub
Receba novidades sobre emprego
e cursos técnicos todos os dias no
seu email
Obrigado pelo seu registo.
Eu Tenho Valor
pub
Cursos por Áreas
de Actividade

Porque eles querem acabar com a ADSE

Podem apenas um milhão e treze...

Alemanha bate recorde...de emprego!

A Alemanha prospera nas cinzas ...

Conseguir uma carreira de sucesso

É mais fácil do que al...