Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Curso Programador de Android

Razões para tirar um curso de energias renováveis

Sabia que, no mês de maio, Portugal conseguiu viver quatro dias consecutivos utilizando apenas as energias renováveis para abastecer a rede elétrica? Apesar do grande investimento feito até agora, este é um marco para mostrar que estamos no bom caminho para aproveitar cada vez mais esta tecnologia.

 

Portugal é um dos países da Europa com mais possibilidade de usar os recursos naturais como fonte de energia. Temos uma das maiores linhas costeiras da Europa, com possibilidade de aproveitar a força da água do mar; temos condições para a utilização da energia eólica, e horas de sol suficiente para usar a sua energia.

 

A preocupação ambiental e as vantagens económicas têm feito surgir vários cursos de energias renováveis, e tornar esta uma área em crescimento.

 

A importância das energias renováveis

A principal, claro, é ambiental. Atualmente, a principal fonte de energia continua a ser o petróleo, um recurso que pode desaparecer daqui a vários anos. Além disso, a utilização de carvão e petróleo contribui para o aumento de dióxido de carbono para a atmosfera, e para o aquecimento global.

 

Utilizando as fontes de energia renováveis, esses problemas ficam resolvidos. E a nossa pegada ambiental diminui.

 

Porém, a utilização de energias renováveis, para Portugal, pode ter uma outra vantagem: se usamos recursos que temos no nosso país, não precisamos de importar tanto carvão e petróleo. Assim, diminuem os custos para a produção de energia.

 

Ainda vale a pena o investimento?

Diz-se que tem existido uma desaceleração no investimento nas energias renováveis, ao nível de empresas e particulares. Muitos ponderam antes de fazer o investimento, porque não sabem se a poupança será mesmo visível.

 

No entanto, nota-se que o próprio Governo continua a querer investir na área. Em julho, foram abertas novas candidaturas para projetos de energias renováveis, com financiamento que podia chegar aos 5 milhões de euros por projeto. Várias empresas privadas continuam também a pedir técnicos especializados que possam trabalhar na área.

 

Ou seja, continuamos a notar que a área das energias renováveis está a crescer. E se aumenta o investimento, aumentam também os postos de trabalho.

 

Trabalho e cursos de energias renováveis

Os postos de trabalho que existem pedem maioritariamente mão de obra qualificada. Isto porque é importante que os técnicos não só saibam a parte tecnológica e de instalação dos materiais, mas que conheçam todo o tipo de energias renováveis.

 

O seu objetivo, enquanto especialista em energias renováveis, é encontrar a solução mais sustentável para o cliente – que consiga obter o máximo de energia, com o mínimo prejuízo para o ambiente.

 

É da sua responsabilidade saber a melhor forma de fazer a instalação, para tirar o máximo partido dos nossos recursos. É também importante que conheça qual a melhor localização do equipamento, e se de facto é viável a instalação da tecnologia naquele espaço.

 

É por isso que surgem cursos de energias renováveis, como o que pode encontrar no link. Esses cursos transmitem os conhecimentos necessários para que possa trabalhar na área.

 

Existem também cursos mais específicos, como o curso de Energia Solar. Estas formações são mais concentradas na instalação e manutenção dos equipamentos, e na avaliação da melhor forma de o fazer.

 

Se acha que gostava de contribuir para o ambiente, porque não experimenta?

Tags: ,
Junta-te à nossa Conversa
pub
Receba novidades sobre emprego
e cursos técnicos todos os dias no
seu email
Obrigado pelo seu registo.
Eu Tenho Valor
pub
Cursos por Áreas
de Actividade

Porque eles querem acabar com a ADSE

Podem apenas um milhão e treze...

Alemanha bate recorde...de emprego!

A Alemanha prospera nas cinzas ...

Conseguir uma carreira de sucesso

É mais fácil do que al...