Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Curso Programador de Android

Poupe no ginásio – faça exercício físico em casa

Um estilo de vida saudável sem exercício físico fica incompleto – é um complemento da alimentação e importante para manter o corpo e mente sãos. Mas engane-se quem pensa que só pagando uma subscrição no ginásio é que o consegue. Fazer exercício físico em casa é cada vez mais fácil.

 

Há vídeos na internet, aplicações gratuitas, pulseiras fitness que são treinadores pessoais… De tudo um pouco! As novas tecnologias trouxeram novas soluções para quem quer praticar exercício físico em casa.

 

Antes de começar

Não se esqueça que há muitos cuidados a ter. Os exercícios podem levar os seus músculos ao extremo, e não quer ter uma lesão. Exercícios adequados ao seu corpo, capacidade e necessidades deve ser a sua primeira preocupação – teste os seus limites, mas com cautela.

 

Mais: o aquecimento é indispensável! É ele que vai preparar os seus músculos para o treino. O mesmo acontece com os alongamentos no final: os músculos relaxam, e ficam preparados para outra.

 

Encontre um companheiro

Se tiver um companheiro de treino, estará mais motivado para praticar exercício físico em casa. Tem alguém que puxa por si, e evita desculpas para escapar ao treino diário.

Pense num plano

 

Para quem está a começar, estabeleça um objetivo – seja perder 2 kg, ou melhorar a resistência física. Depois disso, trace um plano de treinos.

 

Por exemplo, estabeleça que vai treinar três vezes por semana. Depois de escolher os vários exercícios, organize o seu plano de treino para saber quais os exercícios que vai fazer em cada sessão. Mantenha um registo de todos os treinos para conhecer a sua evolução.

 

Faça um treino combinado

No momento de traçar o seu treino, não se esqueça que tem de ser combinado: uma primeira parte cardiovascular, outra com resistência muscular. Corridas, caminhadas ou aeróbica são bons exemplos para a primeira parte. Os restantes são exercícios focados num certo grupo de músculos.

 

Dê o máximo… mas com cuidado

Só porque está a fazer exercício em casa, deve tentar sempre evoluir. Teste os seus limites e tente ultrapassá-los, desde que sinta que não se prejudique.

 

No entanto, tome muita atenção aos sinais do seu corpo. Certifique-se que todos os exercícios estão a ser feitos corretamente. Se notar que está a doer um músculo que não era suposto durante aquele exercício, é porque não o está a fazer bem.

 

Como fazer exercício em casa

O que não faltam na internet são exemplos de exercícios que pode fazer, com repetições e circuitos de treino. Muitas plataformas explicam-lhe cada exercício corretamente. O Youtube é uma boa ferramenta para encontrar instruções e circuitos.

 

Corridas

As corridas estão na moda, e por uma boa razão. São um importante treino cardiovascular que pode fazer sem gastar dinheiro, em qualquer lado. Há cada vez mais pessoas adeptas deste método de exercício físico em casa (ou melhor, fora dela).

 

Apps e pulseiras

Apps para smartphone como a 30 Days Fitness Challenge ajudam-no a saber que exercícios fazer, e como. São várias as que existem, sobretudo quando combinadas com uma pulseira fitness, que regista toda a sua evolução.

 

Se tem algum espaço no orçamento, pode pedir a ajuda de um personal trainer para ajudá-lo/a a criar um plano que deverá seguir em casa. O importante é manter-se ativo/a!

 

Fontes:

Web MD

Lifehacker

 

Veja também:

6 profissões para quem gosta de exercício físico

Tags: ,
Junta-te à nossa Conversa
pub
Receba novidades sobre emprego
e cursos técnicos todos os dias no
seu email
Obrigado pelo seu registo.
Eu Tenho Valor
pub
Cursos por Áreas
de Actividade

Porque eles querem acabar com a ADSE

Podem apenas um milhão e treze...

Alemanha bate recorde...de emprego!

A Alemanha prospera nas cinzas ...

Conseguir uma carreira de sucesso

É mais fácil do que al...